Oportunidade de Mudança

Queremos ver o total fim das experiências com animais e apoiar, alternativamente, avançados métodos não-animais de pesquisa. Contudo, enquanto as experiências com animais continuarem a realizar-se, é vital que até esta protecção imperfeita estabelecida pela UE seja melhorada. Algumas categorias de experiências, tais como a pesquisa básica ou o uso de animais na educação e formação, nem sequer são abrangidos por esta legislação e, consequentemente, esforços comunitários para desenvolver métodos não-animais para substituição deixarão de fora muitas áreas de uso significativo de animais.

A Comissão Europeia reconheceu este facto, do que se segue que uma revisão da Directiva está agora a caminho de se realizar. A Comissão também lançou um Plano Comunitário de Acção para a Protecção e o Bem-Estar dos Animais, no qual propõe uma novo Centro Europeu que poderia servir como infra-estrutura para que a UE expanda e desenvolva o seu papel de liderança em técnicas de investigação sem recurso a animais. O Plano de Acção explicitamente estabelece que "O objectivo final é substituir as experiências com animais por testes que não envolvam o uso de um animal, sequer." (1)

Assine a Petição


Estes dois acontecimentos oferecem aos defensores dos animais e dos consumidores por toda a Europa uma oportunidade sem precedentes para apelar à União Europeia para que aumente os seus esforços no sentido de substituir todas as experiências com animais. A Comissão reconhece que os substitutos não-animais "têm o potencial de oferecerem informação robusta através de modernos testes de qualidade controlada que são mais rápidos e menos dispendiosos do que os clássicos testes baseados no uso de animais" (2). Agora, é necessária uma pressão política para encorajar os legisladores da UE a fazerem tudo o que puderem para maximizarem os esforços de substituição dos métodos não-animais.

O Dr Hadwen Trust for Humane Research, apoiado por organizações de defesa dos animais e dos consumidores de toda a Europa, lançou uma grande petição de âmbito europeu. Esta petição serve para pedir aos legisladores da União Europeia que usem esta oportunidade para porem em prática os esforços adequados para o desenvolvimento e implementação de métodos não-animais, assim potencialmente salvando milhões de animais de laboratório e melhorando a qualidade da investigação e da experimentação. Por favor, assine a petição agora.

Informação


Referências:

1. (Commission Working Document on a Community Action Plan on the Protection and Welfare of Animals 2006-2010. Strategic basis for proposed action, page 9. Brussels, 23.01.2006, SEC(2006)65. COM(2006)14 final.)

2. A mesma referência da nota acima





back